sexta-feira

Cantagalo na luta por cidadania

José Mariano Betrame - Secretário de Segurança do Rio de Janeiro, elogia trabalho realizado pelo Instituto Atlântico na busca do titulo de propriedade definitivo aos moradores da comunidade do Cantagalo.


O projeto é desenvolvido através da parceira entre o Instituto Atlântico, a Associação de moradores do Cantagalo e o Projeto de Segurança de Ipanema.

terça-feira

Projeto Brasil Eficiente

O Instituto Atlântico se reuniu no ultimo dia 12 de abril, para organizar o lançamento do projeto BRASIL EFICIENTE.


Desenvolvido a partir de estudos sobre qualidade da aplicação dos recursos públicos, o projeto busca apresentar a sociedade um plano econômico mais justo e eficiente para os brasileiros, solucionando os entraves econômicos gerados pelo excesso de impostos cobrados e pela má aplicação dos recursos públicos.

segunda-feira

É hora de agir!


As chuvas que atingiram o Estado do Rio de janeiro nos últimos dias provocaram inundações, interromperam o fornecimento de energia, deixaram inúmeras pessoas desabrigadas e causaram centenas de mortes.
O Instituto Atlântico vem desde 2008 desenvolvendo junto a Associação de moradores do Cantagalo e o Projeto de segurança de Ipanema, um projeto inédito de regulamentação fundiária que busca solucionar o problema da ocupação irregular do solo nas comunidades faveladas.
Devido à parceria com a Associação de moradores, o projeto inclui a participação efetiva da comunidade em praticamente todas as etapas do trabalho, que consiste no mapeamento da região e na identificação dos proprietários dos imóveis junto com um estudo socioeconômico da comunidade.
O projeto encontra-se hoje num estagio avançado de trabalho, no ultimo dia 27 de março foi realizado um grande evento no Espaço Criança Esperança (veja matéria abaixo), que reuniu autoridades municipais e estaduais, além de representantes da sociedade civil organizada para entregar aos moradores as plantas baixas de suas casas, primeiro passo para a titularização efetiva dos imóveis.
Esse projeto vem não somente solucionar o problema da ocupação irregular das encostas, mas serve também para um maior controle do Estado no planejamento urbano da cidade, o que traria resultados efetivos de melhorias para toda a sociedade, que irão além dos grandes eventos que serão realizados.
O poder publico, portanto, não pode mais ignorar a demanda dessa comunidade na busca da posse efetiva de suas casas, pois caso continue a fazê-lo o crescimento desordenado continuará e tragédias como as ocorridas nos últimos dias serão cada vez mais comuns.
O governo deve dar a sociedade uma resposta efetiva a esse grande problema que atinge as grandes cidades, a comunidade do Cantagalo deve servir, portanto, de exemplo para as demais favelas, pois já mostrou que esta devidamente organizada e não aceita mais que seus moradores sofram pelo descaso e falta de planejamento urbano do governo.
Não basta apenas pintar as paredes externas da casa, devemos construir fortes alicerces que mantenham a casa de pé, é esse o objetivo de nosso projeto, juntem-se a nos e façamos com que essas tragédias sirvam de incentivo para mudarmos de fato nossa cidade!